Manual PICC e Diretrizes 2018

Manual PICC

O rápido incremento de conhecimentos e a transmissão imediata de informações são resultados do mundo globalizado e cada vez mais tecnológico. Sendo assim, processos de trabalho ágeis e qualificados são exigências reais da atualidade. Na área da saúde, este movimento preza pela segurança do paciente, qualidade da assistência e sustentabilidade a custos reduzidos, exigindo dos profissionais a busca contínua por excelência técnica e científica.

A enfermagem é a maior força de trabalho da área da saúde no país e a categoria profissional com maior tempo de assistência direta diária ao paciente. A administração de medicamentos é uma de suas principais atribuições e a terapia intravenosa é parte integrante e de grande relevância deste processo, sendo atualmente considerada uma especialidade.

O aumento da expectativa de vida e complexidade dos pacientes, bem como o desenvolvimento contínuo de novos materiais e dispositivos pela indústria, têm tornado o processo de tomada de decisão do enfermeiro cada vez mais complexo, sendo o Cateter Central de Inserção Periférica (PICC) componente importante deste avanço.

As Diretrizes Práticas para Cateter Central de Inserção Periférica são destinadas a toda equipe multidisciplinar, particularmente para os profissionais de enfermagem. O intuito é apresentar de maneira objetiva, concisa e prática as medidas envolvidas nos processos de indicação, inserção, manutenção, utilização e remoção do PICC, incluindo suas complicações e particularidades associadas.

A presente publicação é fruto de esforço conjunto dos membros da gestão 2015-2018 da INS Brasil. É composta por 15 capítulos cujos autores – enfermeiros e médicos – foram convidados não apenas pela expertise e renome, mas também pelas atividades desenvolvidas junto à enfermagem.

O conteúdo foi criteriosamente elaborado a partir da literatura nacional e internacional, envolvendo aspectos altamente especializados e atuais sobre o PICC a partir do contexto da terapia intravenosa, abrangendo diferentes temas como: Anatomia do sistema vascular, Fundamentos para a prática da terapia intravenosa, Indicações e contraindicações para Utilização do PICC, Tipos de PICC, Técnicas de Inserção e Uso de tecnologias, Manutenção, Complicações associadas, Aspectos legais do enfermeiro na terapia intravenosa, Segurança na terapia intravenosa, Empoderamento do paciente e Administração segura de Nutrição Parenteral e Hemocomponentes.

Por ter uma abordagem inédita, atualizada e de caráter prático, é desejo da equipe idealizadora que se torne uma ferramenta de ampla utilização à realidade brasileira, gerando conhecimentos e despertando reflexões relacionadas à qualidade da assistência e à segurança do paciente com PICC.

A INS Brasil agradece a contribuição dos autores envolvidos bem como o apoio das empresas parceiras, que possibilitaram a publicação destas diretrizes. Esperamos que este material contribua para a construção de conhecimentos e solidificação da assistência de qualidade.

Viviane Ferreira Cesar

Aline Nair Biaggio Mota

 

Diretrizes 2018

Diretrizes 2018